O que é a suspensão da CNH?
O órgão de trânsito suspende o direito de dirigir do condutor que não cumprir as regras previstas no CTB. O motorista tem que pagar as despesas das infrações cometidas e realizar o curso preventivo de reciclagem para recuperar a CNH suspensa por até dois anos.
Multas que suspendem a CNH
Conheça 15 das principais multas de trânsito que podem suspender a carteira de motorista:
- Dirigir alcoolizado;
- Recusar-se a fazer o teste do bafômetro;
- Dirigir veículo de categoria C, D e E sem fazer exame toxicológico obrigatório;
- Dirigir em velocidade superior aos 50% do limite permitido;
- Dirigir ameaçando pedestres;
- Transportar criança menor de dez anos na moto;
- Transportar passageiro sem capacete na moto;
- Dirigir moto sem capacete;
- Fugir bloqueio policial;
- Realizar ultrapassagem perigosa na contramão;
- Realizar manobras perigosas em motocicleta ou automóvel;
- Promover competição esportiva em via pública sem autorização;
- Disputar corrida por espírito de emulação;
- Omitir socorro à vítima de trânsito;
- Bloquear a via com o veículo.
Pontuação da CNH
É importante lembrar que a pontuação que leva o condutor a ter sua CNH suspensa, ocorre quando o mesmo acumula um total de 40 pontos.
No entanto, ter infrações gravíssimas registradas pode significar que sua pontuação seja reduzida, passando para 30 ou até 20 pontos, conforme a seguinte regra:
- Pontuação é reduzida para 30 pontos quando o motorista comete 1 infração gravíssima em 12 meses;
- Pontuação é reduzida para 20 pontos quando o motorista comete 2 ou mais infrações gravíssimas em 12 meses.
Vale lembrar que essa regra vale para os condutores normais, contudo, motoristas profissionais sempre terão o limite de 40 pontos, mesmo tendo cometido uma ou mais infrações gravíssimas.
Suspensão da CNH
Dessa forma, é preciso ficar atento, pois, ao tomar uma multa gravíssima o motorista perderá seu limite de 40 pontos e consequentemente poderá perder o direito de dirigir mais rápido do que imagina.
Sendo assim, caso seu limite de pontos já esteja reduzido devido a outras infrações gravíssimas, poucas infrações podem levar à penalidade de suspensão.
O motorista precisa se atentar para que, caso leve duas multas gravíssimas, sua CNH será suspensa. Se já tiver 21 pontos, recebendo mais uma multa gravíssima, isso totalizará 28 pontos, excedendo o limite permitido de 20 pontos, o que acarretará na suspensão da carteira de motorista.
Diferença entre suspensão da CNH e CNH cassada
Essa é uma dúvida comum entre os condutores, mas tanto a CNH suspensa quanto a cassada são penalidades previstas pelo CTB. Ambas fazem o motorista infrator perder o direito de dirigir, mas existem algumas diferenças.
Quando acumular mais de 40 pontos no período de 12 meses ou receber uma multa autossuspensiva considerada gravíssima, a carteira do motorista será suspensa.
Agora, a CNH cassada pode ocorrer quando o condutor está com a carteira suspensa, comete novamente uma infração gravíssima em 12 meses ou é condenado judicialmente por algum crime de trânsito.
Como regularizar a CNH suspensa
Agora que você já sabe como a habilitação suspensa funciona, é hora de conhecer os passos necessários para regularizar esse documento. Portanto, confira o que é necessário para renovar a CNH suspensa.
Entrega da CNH suspensa
Primeiro, após receber a notificação de suspensão, é necessário entregar a carteira de habilitação para o Detran em até 15 dias. Entretanto, dependendo do órgão do seu estado, o processo pode ser diferente. Então, verifique como funciona na sua localidade.
Curso de reciclagem
O próximo passo é cumprir o período de suspensão estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro e realizar o curso de reciclagem. Esse processo pode ser feito no Detran ou em um CFC. Lembrando que, geralmente, o condutor deve pagar uma taxa, que varia de acordo com o estado.
Retorno à direção
Após cumprir essas etapas, chega o momento de recuperar a habilitação. Então só levar o certificado do curso preventivo de reabilitação até o CFC ou o Detran onde entregou a habilitação suspensa e aguardar a liberação.